segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Elaboração das Ementas Semanais


Várias pessoas me têm contactado com dúvidas acerca das ementas semanais. Como não as conseguem colocar em prática, como vão saber o que querem comer em determinado dia, como escolhem as receitas... Vou tentar esclarecer-vos o melhor que conseguir.
Como já disse aqui várias vezes, faço sempre a minha ementa semanal, normalmente à terça-feira. O dia em que fazem a ementa é indiferente, convém é ser sempre mais ao menos no mesmo dia - para criarem uma rotina - e no dia ou um dia antes de irem às compras, de modo a planearem também a lista de compras sem se esquecerem de comprar o que necessitam para a ementa semanal. Mas vamos por partes!
Sentem-se e peguem num papel, ou no computador, ou numa agenda. O que vos der mais jeito. Escrevam os dias da semana e as refeições que fazem em casa - almoço e jantar, só jantar, ... Depois dêem uma volta no frigorífico, na despensa e na arca congeladora: e comecem sempre por programar as refeições com o que já têm em casa. Por exemplo, com 1 frango e umas postas de bacalhau já têm duas refeição programadas.
Se a dificuldade é escolher o que fazer com o frango e o bacalhau, façam umas pesquisa em blogues, livros e revistas de culinária e marquem as receitas que vos parecem indicadas. Ou peçam ajuda à família para escolher refeições que lhes agradem. Escrevam depois na vossa ementa - frango com cogumelos e coloquem uma cópia da receita à mão para quando o forem cozinhar. Não precisam de ter sempre receitas para fazer. Podem preparar coisas mais simples para o dia-a-dia como carne grelhada, peixe cozido, frango assado, .... No entanto escrevam sempre todas as refeições na vossa ementa semanal, e coloquem-na num sítio que seja visível. Na véspera não se esqueçam de retirar do congelador o que vão cozinhar e colocar no frigorífico. Quando chegarem a casa é só colocar "mãos à obra".
Sejam diversificados nas ementas que elaboram. Se num dia é carne, no outro é peixe. Se na terça foi frango, na quarta é carne de porco. Se ontem comeram batatas, hoje façam massa ou arroz. Aproveitem o que sobra de uma refeição para preparar um jantar mais ligeiro de sábado ou domingo, podendo até substituir uma refeição que estava planeada para a semana fazendo-a passar automaticamente para a semana seguinte.
É claro que nunca podem ter a certeza se vos vai apetecer comer lombinhos de pescada na quinta -feira, e bifes com cogumelos na segunda, mas é uma questão de hábito e organização. Se está programado, se até já deixei a descongelar, então é isso que se prepara!
Se têm por habito comprar revistas ou livros de culinária, ou se costuma pesquisar receitas nos blogues e na internet, mantenham as receitas a testar marcadas, e vão ver que na hora de fazer a ementa semanal vão encontrar muitas receitas simples para experimentar.
Depois de elaborarem a ementa da semana, e de verem o que têm em casa e o que precisam de comprar, façam a lista de compras.
Vão ver que também torna tudo muito mais simples se conseguirem organizar as vossas coisas e passar a ir às compras apenas 1 vez por semana. Não se esqueçam que para além da carne, do peixe, dos ovos, do pão, dos legumes, da fruta e do leite, há que comprar os condimentos necessários para fazerem os mais diversos pratos e receitas. E que além das refeições principais devem incluir os alimentos necessários para o pequeno almoço e pequenos lanches, como cereais, iogurtes, queijo e fiambre para sandes...(A lista de básico é para mim essencial para me manter organizada e sem nada em falta na despensa!) E vão ver como podem evitar comprar coisas que são de todo desnecessárias como alimentos processados, bolos e bolachas, refrigerantes, batatas fritas de pacote....
Espero que tenham ficado esclarecidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário